Sabemos que o rádio sempre foi um meio de comunicação de grande alcance e popularidade. Com o passar dos anos e com o surgimento de novas tecnologias, algumas mudanças ocorreram para proporcionar maior qualidade, praticidade e conforto aos ouvintes ao acessar sua rádio preferida, e mesmo assim o rádio continua forte nos dias de hoje. O formato digital, sem dúvida, revolucionou não somente a história do rádio, mas de vários meios de comunicação.

O sinal analógico deu lugar ao atual streaming que apresenta grandes vantagens na utilização em comparação aos métodos antigos. O sistema de transmissão de áudio possibilita que a rádio seja executada com maior qualidade e maiores recursos.  O acesso à internet facilita a interação dos ouvintes além de permitir a utilização de recursos que só estão disponíveis através deste tipo de acesso.

As rádios AM/FM são transmitidas através de sinais eletromagnéticos que emitem frequências específicas com determinada amplitude.  Uma rádio online é uma estação de rádio AM ou FM que tem seu conteúdo replicado na internet, porém, não é uma rádio feita para a internet, é uma estação de rádio como outra qualquer que tem seus programas transmitidos também pela internet.

Já uma web rádio é uma rádio em formato digital que é transmitida pela internet através de um serviço de streaming de áudio, ou seja, ela foi projetada e executada especificamente para o formato digital e só existe neste formato, não sendo transmitida através de outros tipos de canais.

Além de ser mais barata, o uso massivo de computadores e internet faz com que a procura por web rádios cresça exponencialmente. Não é necessário contratar um plano caríssimo de internet para criar e transmitir sua web rádio. É recomendável ter apenas uma conexão estável e taxa de upload 20% acima da qualidade de transmissão, por exemplo, para uma transmissão de 64 kbps, a taxa de upload deve ser de 72 kbps para evitar cortes ou travamentos, isso se considerarmos que o computador da transmissão esteja só pra isso e, que ninguém mais use a mesma internet.



Monday, December 2, 2019





« Voltar